top of page

Dolutegravir chega ao SUS em 2016, diz Fábio Mesquita, diretor do Departamento de Aids


Em 2016, os portadores do vírus HIV poderão contar com um novo medicamento contra aids: o dolutegravir sódico - um inibidor de integrase de dose única usado em associação com outros antirretrovirais. A informação foi confirmada nesta semana pelo diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Fábio Mesquita. "O medicamento já está incorporado no SUS (Sistema Único de Saúde) na medida que foi aprovado na Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (Conitec). Agora, temos seis meses para disponibilizar o remédio para todos que necessitam", contou Fábio.

Ainda segundo Fábio, o medicamento chega para compor a terceira linha de tratamento, também conhecida como linha de resgate. Ou seja, o dolutegravir será indicado para os pacientes em falha terapêutica. Em países como Estados Unidos, França, Espanha e Portugal, o remédio está entre os primeiros que um paciente toma, assim que inicia o tratamento de HIV/aids. "Estamos atualizando nosso Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos (PCDT) para incluir essa nova opção de tratamento", observou.

De acordo com a Conitec, o dolutegravir apresentou não-inferioridade em relação à eficácia do raltegravir, medicamento da mesma classe dos inibidores de integrase já disponível no SUS. "Estamos adquirindo um medicamento de última geração que apresenta poucos eventos adversos. Conseguimos negociar um preço e o Brasil vai economizar cerca de 30% com a nova droga."

O dolutegravir foi incorporado como substituição ao medicamento raltegravir para jovens e adultos (a partir dos 12 anos), sempre que possível. Todas as situações em que o dolutegravir não poderá ser indicado como substituto ao raltegravir serão especificadas nas recomendações atualizadas do protocolo clínico.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page