top of page

Direitos Humanos Jovens Gays e Prevenção



Esta publicação está dividida em duas partes. A primeira sobre estratégias de prevenção à infecção pelo HIV. Felizmente, tem havido importantes avanços nesta área. A segunda sobre opiniões de jovens com e sem HIV a respeito dos temas relacionados.


Observamos que os participantes das atividades do GIV, Grupo de Incentivo à Vida, acompanham o perfil da epidemia. Os participantes das reuniões de acolhimento são em sua grande maioria homens gays e a cada semana chega à instituição pelo menos um jovem recém-infectado.


Ao pensar nesta publicação, resolvemos perguntar para alguns jovens frequentadores do GIV e outros que não são frequentes, o que eles pensam sobre ser jovem e viver com HIV, o que sabiam antes da infecção, se conheciam a PEP, entre outras. As respostas mostraram que eles sabiam o básico sobre HIV antes da infecção. Entre os métodos de prevenção, antes da infecção, encontra-se a camisinha, porém com uso descontínuo; falta de informação de modo efetivo nas escolas; falta de conhecimento sobre a PEP; que não é fácil ser jovem com HIV. Hoje, buscam informação em ONG, com o médico, na internet e com amigos. Metade não citou médico/ serviço de saúde como fonte de informação.


Também perguntamos a alguns jovens soronegativos, que não frequentam o GIV, o que sabiam sobre o HIV e prevenção. As respostas mostraram que as informações sobre o HIV são obtidas fundamentalmente pela internet; que o uso do preservativo como método de prevenção é descontínuo; que já fizeram o teste alguma vez na vida e sabem onde procurá-lo e que conhecem pouco sobre a PEP.


O GIV acredita que o controle da epidemia da aids só será possível num contexto solidário onde as pessoas estejam informadas, tenham acesso à prevenção e à assistência e onde os direitos das pessoas com HIV e das populações-chave à saúde, a uma vida e sexualidade dignas e ao respeito a suas opções estejam garantidos.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page