top of page

Projeto "VIVA MELHOR" realizará testagem de HIV no Largo São Benedito em Campinas no dia 1



A OSCIP Terra das Andorinhas realizará no dia 15 de setembro de 2016, ação de testagem voluntária e gratuita do HIV, na Praça do Largo São Benedito, S/nº, das 18hs às 22hs – centro de Campinas/SP.


A ação faz parte do projeto “VIVA MELHOR – FAÇA O TESTE DE HIV/AIDS” e conta com o apoio do


Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais.


No local serão realizados testes rápidos por fluido oral, em especial entre as populações-chave.


O procedimento utiliza fluido extraído da gengiva e da mucosa da bochecha com o auxílio de uma haste coletora e, em aproximadamente 25 minutos, já é possível obter o resultado.


A testagem rápida será realizada com o apoio da JARDINEIRA DA SAÚDE (motor home 1.958, que já é atração da saúde no Estado de São Paulo).


Além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Em casos de teste reagente (“positivo”), a equipe encaminha o paciente para atendimento no Centro de Referência de Campinas.



Saiba Mais:


O município de Campinas/SP é favorecido com o Projeto Viva Melhor Sabendo por meio de ações do subprojeto VIVA MELHOR – FAÇA O TESTE DE HIV/AIDS, da instituição social “OSCIP Terra das Andorinhas”. A ação conta com o apoio do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.


O projeto Viva Melhor Sabendo é uma parceria do Ministério da Saúde com organizações da sociedade civil de todo o Brasil, que possui a missão de implementar a testagem rápida por fluido oral entre as populações-chave.


Ampliar a testagem voluntária e oportuna do HIV às pessoas vulneráveis ao vírus é fundamental para responder à epidemia e interromper a cadeia de transmissão do vírus, evitando a morbidade e a mortalidade por meio da atenção precoce.


Pensando nisso, assim como realizado no ano anterior, em 2015 o Departamento lançou edital para que as ONGs ligadas às populações-chave e ao HIV/AIDS pudessem participar de um projeto de testagem em seus pares - homens que fazem sexo com homens, gays, transexuais, travestis, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas.


Batizado de "Viva Melhor Sabendo", o projeto utiliza o teste por fluido oral, cujo resultado sai em até 30 minutos. O teste foi normatizado em portaria do dia 18 de dezembro de 2013 e as ONGs são capacitadas por meio de oficinas.


A realização do teste também poderá ser agendada para outras datas. Para isso o interessado deverá entra em contato com a instituição.


Outras informações poderão ser obtidas por:


Site:

www.vivamelhorfacaotestehiv.org.br

E-mail: osciptda@gmail.com

Telefone: (19) 3383-0941


Assista o vídeo e saiba como fazer o teste de HIV/Aids


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page