1º Dezembro - Campanha Mundial de Combate a Aids Projeto Viva Melhor Faça Teste de HIV/Aids

11/17/2016

 

1.º de dezembro – Programação Oficial em Campinas/SP

 

No município de Campinas a data será comemorada por meio da promoção de ação social que será realizada no dia 01/12/2.016 das 8h00 às 17hs, na Praça José Bonifácio - Largo da Catedral (região central da cidade).

 

A iniciativa e organização da atividade é da OSCIP Terra das Andorinhas, por meio do Projeto Viva Melhor – Faça o Teste de HIV/AIDS, em parceria com o Ministério da Saúde e conta com o apoio institucional do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais de Campinas/SP.

 

A campanha acontecerá durante todo o dia, com a distribuição de panfletos explicativos e preservativos. No local também serão realizados TESTE RÁPIDO DE HIV/AIDS por meio da coleta de amostra de Fluído Oral. Os resultados ficam prontos no local, em média, entre 25 minutos.

 

O Teste Rápido de HIV é seguro, gratuito e o resultado é sigiloso.

 

Ações como essa são muito importantes, visto que dados do Ministério da Saúde mostram que o vírus continua se propagando e que a melhor defesa é a informação e prevenção.

 

Saiba Mais

 

1.º de dezembro - Dia Mundial da Luta contra o HIV/AIDS

 

O dia 1.º de dezembro foi escolhido como Dia Mundial de combate à AIDS, quando o mundo une forças para a conscientização sobre esta doença. Desde o final dos anos 1980, o Dia Mundial de combate à AIDS vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.

 

O Dia Mundial da Luta Contra AIDS é um dia que, cada ano, deve servir para desenvolver e reforçar o esforço mundial da luta contra a AIDS. O objetivo deste dia é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social.

 

O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS dá a ocasião de se falar da infecção por HIV e da AIDS, de se ocupar das pessoas infectadas pelo HIV e das doenças da AIDS, e de se saber mais sobre esta doença. Este dia internacional de ação coordenada contra a AIDS constitui já um evento anual na maior parte dos países.

 

Evocando as atividades de luta já em curso e encorajando novas iniciativas, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS contribui para edificar uma ação durável contra a AIDS.

 

 Saiba Mais:

 

O município de Campinas/SP é favorecido com o Projeto Viva Melhor Sabendo por meio de ações do subprojeto VIVA MELHOR – FAÇA O TESTE DE HIV/AIDS, da instituição social “OSCIP Terra das Andorinhas”. A ação conta com o apoio do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.

 

O projeto Viva Melhor Sabendo é uma parceria do Ministério da Saúde com organizações da sociedade civil de todo o Brasil, que possui a missão de implementar a testagem rápida por fluido oral entre as populações-chave.

 

Ampliar a testagem voluntária e oportuna do HIV às pessoas vulneráveis ao vírus é fundamental para responder à epidemia e interromper a cadeia de transmissão do vírus, evitando a morbidade e a mortalidade por meio da atenção precoce.

 

Pensando nisso, assim como realizado no ano anterior, em 2015 o Departamento lançou edital para que as ONGs ligadas às populações-chave e ao HIV/AIDS pudessem participar de um projeto de testagem em seus pares - homens que fazem sexo com homens, gays, transexuais, travestis, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas.

 

Batizado de "Viva Melhor Sabendo", o projeto utiliza o teste por fluido oral, cujo resultado sai em até 30 minutos. O teste foi normatizado em portaria do dia 18 de dezembro de 2013 e as ONGs são capacitadas por meio de oficinas.

 

 A realização do teste também poderá ser agendada para outras datas. Para isso o interessado deverá entra em contato com a instituição.

 

Outras informações poderão ser obtidas por:

 

Site:

www.vivamelhorfacaotestehiv.org.br

E-mail: osciptda@gmail.com

Telefone: (19) 3383-0941

 

Assista o vídeo e saiba como fazer o teste de HIV/Aids

 

Filme: "Viva Melhor" Faça o Teste de HIV/Aids

 

 

 

Please reload

Featured Posts

Sem financiamento sustentável, resposta à AIDS pode falhar

October 8, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive