top of page

ISTs infectam mais de 1 milhão de pessoas todos os dias, segundo a OMS


https://br.freepik.com/vetores-gratis/projeto-de-fundo-das-pessoas_1358449.htm

Todos os dias, há mais de 1 milhão de novos casos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) curáveis ​​entre pessoas de 15 a 49 anos, de acordo com dados divulgados hoje pela Organização Mundial de Saúde. Isso equivale a mais de 376 milhões de novos casos anuais de quatro infecções - clamídia, gonorreia, tricomoníase e sífilis.


"Estamos vendo uma falta relativa de progresso em parar a propagação de infecções sexualmente transmissíveis em todo o mundo", disse o Dr. Peter Salama, Diretor Executivo da Cobertura Universal de Saúde e do Curso de Vida da OMS. "Este é um alerta para um esforço conjunto para garantir que todos, em todos os lugares, possam acessar os serviços de que necessitam para prevenir e tratar essas doenças debilitantes".


Publicado online pelo Boletim da Organização Mundial da Saúde, a pesquisa mostra que entre homens e mulheres com idades entre 15-49 anos, houve 127 milhões de novos casos de clamídia em 2016, 87 milhões de gonorreia, 6.3 milhões de sífilis e 156 milhões de tricomoníase.


Essas ISTs têm um impacto profundo na saúde de adultos e crianças em todo o mundo. Se não forem tratados, podem levar a efeitos graves e crônicos à saúde, que incluem doenças neurológicas e cardiovasculares, infertilidade, gravidez ectópica, natimortos e aumento do risco de HIV. Eles também estão associados a níveis significativos de estigma e violência doméstica.


Só a sífilis causou uma estimativa de 200.000 natimortos e mortes de recém-nascidos em 2016, tornando-se uma das principais causas de perda de bebês em todo o mundo.



As ISTs continuam sendo uma ameaça persistente e endêmica à saúde em todo o mundo


Desde os últimos dados publicados para 2012, não houve declínio substancial nas taxas de infecções novas ou existentes. Em média, aproximadamente 1 em cada 25 pessoas no mundo tem pelo menos uma dessas ISTs, de acordo com os números mais recentes, com algumas tendo múltiplas infecções ao mesmo tempo.


As IST se espalham predominantemente por contato sexual desprotegido, incluindo sexo vaginal, anal e oral. Algumas delas - incluindo clamídia, gonorreia e sífilis - também podem ser transmitidas durante a gravidez e o parto, ou, no caso da sífilis, pelo contato com sangue ou produtos sanguíneos infectados e uso de drogas injetáveis.


As ISTs são evitáveis ​​por meio de práticas sexuais seguras, incluindo o uso correto e consistente de preservativos e educação sobre saúde sexual.


Testes e tratamentos oportunos e acessíveis são cruciais para reduzir o ônus das ISTs em todo o mundo, juntamente com os esforços para encorajar as pessoas sexualmente ativas a serem rastreadas para ISTs. A OMS recomenda ainda que as mulheres grávidas devem ser sistematicamente rastreadas para sífilis e HIV.


Todas as IST bacterianas podem ser tratadas e curadas com medicamentos amplamente disponíveis. No entanto, a escassez recente na oferta global de penicilina benzatina tornou mais difícil o tratamento da sífilis. O aumento rápido da resistência antimicrobiana aos tratamentos de gonorreia também é uma ameaça crescente à saúde e pode levar à doença, sendo impossível de tratar.


Ampliando o acesso à prevenção, teste e tratamento


A OMS gera estimativas para avaliar a carga global de ISTs e para ajudar países e parceiros de saúde a responder. Isso inclui pesquisas para fortalecer a prevenção, melhorar a qualidade do atendimento, desenvolver diagnósticos no local de atendimento e novos tratamentos e gerar investimentos no desenvolvimento de vacinas.


Mais dados foram disponibilizados por mulheres do que por homens para gerar estas estimativas globais, e os dados de prevalência de DSTs ainda são escassos para os homens em todo o mundo. A OMS está procurando melhorar a vigilância nacional e global para garantir a disponibilidade de informações confiáveis ​​sobre a extensão do ônus da IST em todo o mundo.


Publicado no Boletim da OMS o 'primeiro on-line' , os dados fornecem a linha de base para monitorar o progresso em relação à Estratégia do Setor de Saúde Global sobre DSTs , 2016–2021. A estratégia, adotada pela Assembleia Mundial da Saúde em maio de 2016, propôs uma rápida ampliação de intervenções e serviços baseados em evidências para acabar com as ISTs como uma preocupação de saúde pública até 2030.


Sobre as quatro ISTs


A tricomoníase é a mais comum das IST curáveis ​​globalmente. É causada pela infecção por um parasita durante a relação sexual. Clamídia, sífilis e gonorreia são infecções bacterianas.


Os sintomas de uma IST podem incluir lesões genitais, corrimento uretral ou vaginal, dor ao urinar e, nas mulheres, sangramento entre os períodos. No entanto, a maioria dos casos é assintomática, ou seja, as pessoas podem não estar cientes de que têm uma infecção antes do teste.


A clamídia e a gonorreia são as principais causas de doença inflamatória pélvica (DIP) e infertilidade em mulheres. Em seus estágios posteriores, a sífilis pode causar doenças cardiovasculares e neurológicas graves. Todas as quatro doenças estão associadas a um risco aumentado de adquirir e transmitir o HIV.


A transmissão dessas doenças durante a gravidez pode levar a sérias consequências para bebês, incluindo natimortos, morte neonatal, baixo peso ao nascer e prematuridade, sepse, cegueira, pneumonia e deformidades congênitas.






#PrEP Injetável

#profilaxia pré-exposição

#CRT DST/Aids

#Saúde e bem-estar





Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page