top of page

Testagem para hepatite C nesta quinta-feira em Campinas


Julho é época de conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais, uma inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas.


As hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação. Existe cura para hepatite C e tratamento para hepatite B. Até o momento, não há vacina para a hepatite C.


Em Campinas, visando intensificar a luta contra as hepatites neste mês, a OSCIP Terra das Andorinhas, por meio do Projeto VIVA MELHOR, e o Programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites de Campinas realizará atividade de testagem rápida de hepatite C, focada nos maiores de 40 anos, no dia 25 de julho, das 9hs às 13horas, na Praça José Bonifácio, s/n, no centro (em frente à Catedral Metropolitana).


A ação envolve além da Testagem para a hepatite C, atividades de prevenção e esclarecimento para a população em geral, encaminhamento para a vacina de hepatite B no serviço de saúde, aconselhamento e encaminhamento para a realização de exames complementares e tratamento se indicado nos casos positivos. Também serão distribuídos preservativos masculino e feminino e material informativo.


No Brasil, mais de 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da hepatite C, seguido da hepatite B (21,8%). O país registrou 40.198 casos novos de hepatites virais em 2017. O SUS oferece tratamento para todos, independentemente do grau de lesão do fígado.


O grande desafio, é o diagnóstico da doença. Por ser uma doença de longa evolução e que, geralmente, não apresenta sintomas, as pessoas, em especial as maiores de 40 anos, podem ter se contaminado no passado e não sabem que têm o vírus. Porém, a infecção pode evoluir para formas mais graves como a cirrose ou o câncer hepático. Por isso a recomendação de realização do teste para hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente.


VIVA MELHOR

O Projeto Viva Melhor, da OSCIP Terra das Andorinhas atende a região sudeste do Brasil, tendo suas atividades desenvolvidas, desde 2.015, principalmente no município de Campinas, interior do Estado de São Paulo. É desenvolvido em parceria com o Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde, por meio da estratégia “Viva Melhor Sabendo” (VMS), e conta com o apoio do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites de Campinas.


Maiores informações e agenda de atividades podem ser obtidas através do site www.vivamelhorfacaotestedehiv.org.br


Julho Amarelo


A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde, em 2010, coo Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais marcando atividades de conscientização e mobilização no dia 28 de Julho. No Brasil, foi sancionada pelo governo federal a Lei nº 13.802 em 10 de janeiro de 2019 que institui o Julho Amarelo, a ser realizado a cada ano, em todo o país visando conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C.


O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhões de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B, porém muitas pessoas não sabem que têm estes vírus.





Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page