top of page

O PROJETO

ANO DE FORMALIZAÇÃO:  2012

MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO:  Ser referência como instituição de defesa dos direitos humanos, do bem-estar e da saúde, nos campos da Saúde Mental, Sexual, Reprodutiva (com ênfase as IST/HIV/Aids e Hepatites Virais), bem como de outras doenças de condições crônicas como a Tuberculose e a Hanseníase, em consonância com os princípios da legalidade, impessoalidade, publicidade, economicidade, ética e moralidade.

 

BREVE HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO:

A OSCIP Terra Das Andorinhas é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede no município de Campinas/SP e atuação nacional, em especial na Região Sudeste do Brasil. Possuímos equipe multidisciplinar qualificada e com experiência.  Só em Campinas/SP, em média 2.000 pessoas/mês são diretamente beneficiadas por meio de uma ou mais das nossas ações. Anualmente mais de 200 mil pessoas são diretamente impactadas e 15 milhões indiretamente impactadas, por meio de nossas ações no país.

 

Realiza por meio de projetos múltiplos, em parceria com os serviços públicos de saúde, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Programa Estadual de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais – SESA/ES, Programa Estadual de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais – SESA/MG, Gerência Estadual de HIV/Aids do Rio de Janeiro, Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais de Campinas e outros), agências internacionais (PNUD, UNESCO, UNAIDS), pessoas jurídicas, redes, fóruns, Organizações Sociais, Coletivos e/ou outros, mapeamento e estudo dos espaços de sociabilidade e das especificidades de cada população, ações voltadas a saúde e a educação em saúde, por meio  de atividades de base comunitária no campo da saúde mental, sexual e reprodutiva*.

Atua na prevenção das IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais/ Tuberculose e Hanseníase (Incluindo testagem rápida para Sífilis, HIV/Aids, Hepatite B e Hepatite C), a vinculação, acolhimento e retenção aos tratamentos dirigidos especialmente para as populações em situação de maior vulnerabilidade.

 

Promove ações de base comunitárias no campo da saúde mental, de modo a favorecer o fortalecimento de vínculo, a produção de conteúdos e compartilhamento de conhecimentos, a vinculação dos beneficiados junto aos serviços públicos de saúde e/ou assistência social, o controle social e a promoção do Advocacy. O foco é trabalhar com urgências subjetivas, promovendo dispositivos de acolhimento e escutas individuais e/ou coletivos, visando a invenção conjunta de estratégias de cuidado articuladas ao território.

 

Pensando a arte, em suas múltiplas linguagens, enquanto dispositivo de transformação social, desenvolve ainda  ações comunitárias que utilizam elementos performáticos do Teatro, da Cultura Ballroom, da Dança Vogue, do Hip Hop, da Rima e da Cultura dos Stickers, como ferramentas para propiciar novos referenciais e práticas de visibilidade e voz, em espaços seguros, onde jovens sintam-se parte e sejam empoderados através da arte e da cultura local, compreendendo cada ser como protagonista e, ao mesmo tempo, enaltecendo a importância de todos para o sucesso desse processo de Quebra de Tabus.

 

Promove ainda ações de comunicação em saúde (campanhas educativas) e de educação em saúde (oficinas, treinamentos, capacitações, cursos, entre outros), bem como eventos (Encontros, congresso, seminários, entre outros), voltados as patologias mencionadas. 

 

Realiza capacitações para profissionais da saúde, educação e comunicação, com vista em beneficiar não somente a capacidade técnica do profissional, mas também a sociedade, uma vez que ampliar as muitas variáveis não técnicas nas equipes multiprofissionais promove, comprovadamente, melhor qualidade de assistência.

 

Atua no enfrentamento a discriminação e ao estigma, na defesa dos direitos humanos, na interlocução com os gestores de políticas públicas, no controle social das políticas públicas, na capacitação e apoio de grupos e lideranças para atuação em seus territórios, no fortalecimento do ativismo e na promoção do Advocacy.

 

OCUPA OS SEGUINTES ESPAÇOS:

 

Comissão de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo

Comissão Municipal de Direitos Humanos de Campinas/SP

Conselho Municipal da Juventude de Campinas/SP

Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo

Fórum Paulista LGBT

Associação da Parada e Apoio LGBT de Campinas

 

PROJETOS:

- 2.013 e 2.014 – Projeto “VIVENDO COM AS HEPATITES VIRAIS”

- 2015 e 2.016 - Projeto “VIVA MELHOR – FAÇA O TESTE DE HIV/AIDS" desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Estratégia Viva Melhor Sabendo, com o apoio do Programa Estadual DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. – aprovado em edital de Chamamento Público da UNESCO.

 

2016 - Projeto “Ações de prevenção das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais - 2.016”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Estratégia Viva Melhor Sabendo, com o apoio do Programa Estadual DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. – aprovado em edital de Chamamento Público da UNESCO.

 

- 2016 e 2.017 - Projeto “VIVA MELHOR – FAÇA O TESTE DE HIV/AIDS – ANO II”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Estratégia Viva Melhor Sabendo, com o apoio do Programa Estadual DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. – aprovado em edital de Chamamento Público da UNESCO.

 

- 2016 e 2.017  – Projeto “Encontro de Articulação em Saúde no diagnóstico e trato do HIV/Hepatites Virais – Sudeste”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Estratégia Viva Melhor Sabendo, com o apoio do Programa Estadual DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. – aprovado em edital de Chamamento Público da UNESCO.

 

- 2017 - Projeto “Ações de prevenção das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais - 2.017”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Estratégia Viva Melhor Sabendo, com o apoio do Prgrama Estadual DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. – aprovado em edital de Chamamento Público da UNESCO.

 

- 2017 e 2.018 - Projeto “Viva Melhor – Ações de prevenção das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Estratégia Viva Melhor Sabendo, com o apoio do Prgrama Estadual DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. – aprovado em edital de Chamamento Público da UNESCO.

 

- 2018 e 2.019 - Projeto “II ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO EM SAÚDE SUDESTE”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Estratégia Viva Melhor Sabendo, com o apoio do Programa Estadual DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. – aprovado em edital de Chamamento Público da UNESCO.

 

- 2018 e 2.019 - Projeto “VIVA MELHOR – PREVENÇÃO COMBINADA E TESTE DE HIV”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Estratégia Viva Melhor Sabendo, com o apoio do Programa Estadual DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. – aprovado em edital de Chamamento Público da UNESCO.

 

2.019 – “III ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO EM SAÚDE SUDESTE”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Estratégia Viva Melhor Sabendo, com o apoio do Programa Estadual DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. – aprovado em edital de Chamamento Público da UNESCO.

 

2020 e 2021 - “COMUNICAÇÃO, ADVOCACY E DISCRIMINCAÇÃO ZERO” – desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Estratégia Viva Melhor Sabendo, com o apoio do Programa Estadual DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. – aprovado em edital de Chamamento Público da UNESCO.

 

2020 e 2021 - “PROTAGONISMO SOCIAL NO ENFRENTAMENTO AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST) E OUTRAS DOENÇAS DE CONDIÇÕES CRÔNICAS” - desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Estratégia Viva Melhor Sabendo, com o apoio do Programa Estadual DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. – aprovado em edital de Chamamento Público da UNESCO.

 

2021 e 2022 –  Projeto “HEPATITES VIRAIS: NÃO FIQUE NA DÚVIDA” -  desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Estratégia Viva Melhor Sabendo, com o apoio do o Estadual DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. – aprovado em edital de Chamamento Público da UNESCO.

 

2022 e 2023 -  VIVA MELHOR – “PREVENÇÃO COMBINADA DO HIV, OUTRAS IST E HEPATITES VIRAIS” desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio da Estratégia Viva Melhor Sabendo, com o apoio do Prgrama Estadual DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. – aprovado em edital de Chamamento Público do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

 

2022 e 2023 -  “PROJETO HEPATITES VIRAIS, NÃO FIQUE NA DÚVIDA” - desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, com o apoio do Programa Estadual de hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. – aprovado em edital de Chamamento Público do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

 

 

PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

 

Desde 2015 - Projeto “EMPODERAMENTO PINK” – desenvolvido em parceria com comerciantes locais, reuni um grupo de meninas e mulheres periféricas com vista na promoção dos direitos das mulheres, fortalecimento do protagonismo social, enfrentamento à violência e favorecimento do trabalho e renda.

 

Desde 2022 – Projeto “MASCILINIDADE QUEBRANDO TABUS” - aprovado em edital de Chamamento Público da Fundação FEAC - Propõe pensar e discutir sobre masculinidades, em bairros periféricos de Campinas. Atende uma demanda existente nestes territórios que apresentam dinâmicas complexas e múltiplas. Sob estes, estabelecem-se diversas relações sociais, como as do poder, que sustentam o surgimento e agravamento da violência, da criminalidade e da violação de direitos.  O grupo destinatário são jovens periféricos, entre 15 e 29 anos. Visa consolidar espaços confiáveis e capazes de inspirar mudanças de atitude onde jovens possam dialogar sobre suas vivências e expressões, refletir sua construção social e as representações de masculinidades dentro da cultura machista.  Pensando a arte, em suas múltiplas linguagens, enquanto dispositivo de transformação social, desenvolverá ainda  ações que utilizarão elementos performáticos do Teatro, da Cultura Ballroom, da Dança Vogue, do Hip Hop, da Rima e da Cultura dos Stickers, como ferramentas para propiciar novos referenciais e práticas de visibilidade e voz, em espaços seguros, onde  jovens, sintam-se parte e sejam empoderados através da arte e da cultura local, compreendendo cada ser como protagonista e, ao mesmo tempo, enaltecendo a importância de todos para o sucesso desse processo de Quebra de Tabus envolto a masculinidade agressiva.

 

Desde 2022 - Projeto “VEM COM A GENTE” (REDE DE ATENÇÂO E APOIO A SAÚDE MENTAL) - aprovado em edital de Chamamento Público da Fundação FEAC - As juventudes tem problemáticas que por si só já são complexas para enfrentar sem qualquer acréscimo. Lidar com as emoções instáveis, comuns para o período é, ainda mais difícil para quem vive nas periferias. Os jovens de periferia incorporam responsabilidades sociais aos próprios anseios pessoais e isso favorece o adoecimento mental. Encontra dificuldades em equilibrar os próprios sentimentos e dilemas internos, com fatores como violência e desigualdade social, que quase sempre estão presentes em seu cotidiano. Neste contexto surge o projeto “Vem Com a Gente”, proposto a partir da realização de questionamentos e discussões com um grupo focal com jovens sobre os desafios e cuidados para a garantia da boa saúde mental e bem-estar, e na vontade de contribuir na criação de novas realidades. O projeto realiza em territórios periféricos de Campinas/SP ações de base comunitárias no campo da saúde mental, de modo a favorecer o fortalecimento de vínculo, a produção de conteúdos e compartilhamento de conhecimentos, a vinculação dos beneficiados junto aos serviços públicos de saúde e/ou assistência social, o controle social e a promoção do Advocacy. O foco é trabalhar com urgências subjetivas, promovendo dispositivos de acolhimento e escutas individuais e/ou coletivos, visando a invenção conjunta de estratégias de cuidado articuladas ao território.

 

Desde 2023 – Projeto “SEMEANDO A VIDA” – reuni um grupo de meninas e mulheres periféricas com vista no fortalecimento do protagonismo feminino e na realização de ações de base comunitárias no campo da saúde mental e autocuidado

 

Desde 2023 – Projeto “VIPE” – aprovado em edital da Brazil Foundation, visa favorecer a educação e a empregabilidade, de egressos do sistema prisional, favorecendo ainda a saúde mental e o desenvolvimento das Competências Emocionais.

 

 

OUTROS PROJETOS APOIADOS: 

 

De 2.012 até 2.020 – “JUVENTUDE NA QUEBRADA” – desenvolvido pelo Conselho Municipal  da Juventude e Coordenadoria Municipal da Juventude de Campinas/SP, com o apoio da OSCIP Terra das Andorinhas

 

De 2018 até 2023 – “ROTARY EM AÇÃO” – Projeto do Rotary Campinas, desenvolvido em parceria com a OSCIP Terra das Andorinhas.

 

De 2018 até 2023 – “Assiste Campinas” – desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

 

RECONHECIMENTOS:

 

 1. A experiencia do PROJETO VIVA MELHOR da OSCIP Terra das Andorinhas foi selecionada para apresentação, na categoria poster, na Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle das Doenças - 16ª EXPOEPI (dezembro 2.019).

2. A experiencia da Oficina de Capacitação de Mobilizadores de Prevenção Combinada as IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, realizada pela OSCIP Terra das Andorinhas, no Estado do Espírito Santo, em dezembro de 2021, voltadas aos Profissionais de Saúde, foi selecionada para apresentação no Congresso Internacional da Rede Unida – 2022

3. A OSCIP Terra das Andorinhas recebeu em 2020 o Troféu Respeito a Diversidade de Piracicaba/SP.

4. A OSCIP Terra das Andorinhas recebeu nos anos de 2019, 2020 e 2022 o Selo Compromisso com a Diversidade de Campinas/SP.

5. A OSCIP Terra das Andorinhas recebeu no dia 06/02/2022, da Prefeitura Municipal de Campinas/SP, Homenagem e Selo de Reconhecimento “Amiga de Campinas”

bottom of page