OSCIP TERRA DAS ANDORINHAS

A OSCIP Terra das Andorinhas é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede no município de Campinas/SP e atuação no território nacional, no campo dos direitos humanos, da saúde pública e no controle social das políticas públicas. Tem por finalidade a promoção gratuita da educação, esporte, cultura, saúde, segurança alimentar e nutricional, o respeito às normas e legislação existente, bem como sua aplicação para o bem comum e a luta pela qualidade do meio ambiente, dentro de princípios éticos e de moralidade.

DESDE 2.012  vem desenvolvendo na Região Sudeste do Brasil, em especial na Região Metropolitana de Campinas/SP – RMC, em parceria com os serviços públicos de saúde, atividades de base comunitária extramuros, de prevenção do HIV/AIDS/Tuberculose e Hepatites Virais, bem como das IST, com ênfase na Sífilis, incluindo a realização de Testes Rápidos para Hepatite C e para o HIV, dirigidas especialmente às populações em situação de maior vulnerabilidade, para cada patologia.

Atua na promoção de adesão, vinculação e retenção aos tratamentos, para pessoas vivendo com HIV, Tuberculose, Hepatites Virais e/ou IST, em especial a Sífilis. Realiza ações de comunicação (campanhas educativas) e de educação em saúde (oficinas, treinamentos, capacitações, cursos, entre outros), bem como eventos (Encontros, congresso, seminários, entre outros), voltados as patologias mencionadas.  Realiza mapeamento e estudo dos espaços de sociabilidade e das especificidades de cada população, articulação intersetorial para vinculação de usuários junto ao SUS. Atua no enfrentamento a discriminação e ao estigma e na interlocução com os gestores de políticas públicas em HIV/Aids, tuberculose, hanseníase e hepatites virais. Possui equipe qualificada e ampla experiência na construção de respostas sociais e no desenvolvimento de ações de prevenção e controle das IST/HIV/Aids/Tuberculose/Hepatites Virais.

Desenvolve ainda ações de promoção do Advocacy e de defesa dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/Aids, hepatites virais, hanseníase, tuberculose e/ou outras ISTs.

Ocupa espaço no Conselho Municipal da Juventude de Campinas e espaços permanentes nos trabalhos da Comissão de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo e da Comissão Municipal de Direitos Humanos de Campinas/SP.

Além disso, tem ativa participação junto as redes e outros movimentos sociais, como Associação da Parada e Apoio LGBT de Campinas/SP, Fórum de Direitos Humanos de Campinas/SP, Fórum Paulista LGBT e Fórum das ONG/AIDS do Estado de São Paulo.

 

PROJETOS DESENVOLVIDOS:

- 2.013 e 2.014 – Projeto “VIVENDO COM AS HEPATITES VIRAIS”

 

- 2015 e 2.016 - Projeto “VIVA MELHOR – FAÇA O TESTE DE HIV/AIDS" desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Estratégia Viva Melhor Sabendo e com o apoio do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais de Campinas/SP. Aprovado em edital da UNESCO.

 

- 2016 - Projeto “Ações de prevenção das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais durante as comemorações do Orgulho LGBT - Campinas 2.016”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais de Campinas/SP. Aprovado em edital da UNESCO. 

 

- 2016 e 2.017 - Projeto “VIVA MELHOR – FAÇA O TESTE DE HIV/AIDS – ANO II”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Estratégia Viva Melhor Sabendo e com o apoio do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais de Campinas/SP. Aprovado em edital da UNESCO.

 

- 2016 e 2.017 – Projeto “Encontro de Articulação em Saúde no diagnóstico e trato do HIV/Hepatites Virais junto ao público gay e homens que fazem sexo com homens (HSH) – Sudeste”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais de Campinas/SP. Aprovado em edital da UNESCO. 


- 2017 - Projeto “Ações de prevenção das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais durante as comemorações do Orgulho LGBT Campinas - 2.017”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais de Campinas/SP. Aprovado em edital da UNESCO.

- 2017 e 2.018 – Projeto “Viva Melhor – Ações de prevenção das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais de Campinas/SP. Aprovado em edital da UNESCO. 

 

- 2018 e 2.019 – Projeto “II ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO EM SAÚDE SUDESTE - Desafios e Estratégias de Prevenção Combinada Relacionadas às IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais ", desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais de Campinas/SP. Aprovado em edital da UNESCO. 

 

- 2018 e 2.019 – Projeto “VIVA MELHOR – PREVENÇÃO COMBINADA E TESTE DE HIV”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Estratégia Viva Melhor Sabendo e com o apoio do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais de Campinas/SP. Aprovado em edital  da UNESCO.

 

- 2.019 –  “III ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO EM SAÚDE SUDESTE - Desafios das Políticas Públicas e a Construção  de Resposta a Sociais Frente às IST/HIV/Aids e Hepatites”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais de Campinas/SP. Aprovado em edital UNESCO. 

RECONHECIMENTO:

A experiência do PROJETO VIVA MELHOR, da OSCIP Terra das Andorinhas, foi selecionada para apresentação, na categoria pôster, na Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle das Doenças - 16ª EXPOEPI ( Realizada em Brasília/ DF, em dezembro de 2.019).