OSCIP TERRA DAS ANDORINHAS

painel  portao oscip tda
painel portao oscip tda

press to zoom

Descreva sua imagem.

press to zoom
painel  portao oscip tda
painel portao oscip tda

press to zoom
1/2

A OSCIP Terra das Andorinhas é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede no município de Campinas/SP e atuação no território nacional, no campo dos direitos humanos, da saúde pública e no controle social das políticas públicas. Tem por finalidade a promoção gratuita da educação, esporte, cultura, saúde, segurança alimentar e nutricional, o respeito às normas e legislação existente, bem como sua aplicação para o bem comum e a luta pela qualidade do meio ambiente, dentro de princípios éticos e de moralidade.

DESDE 2.012  vem desenvolvendo na Região Sudeste do Brasil, em especial na Região Metropolitana de Campinas/SP – RMC, em parceria com os serviços públicos de saúde, atividades de base comunitária extramuros, de prevenção do HIV/AIDS/Tuberculose e Hepatites Virais, bem como das IST, com ênfase na Sífilis, incluindo a realização de Testes Rápidos para Hepatite C e para o HIV, dirigidas especialmente às populações em situação de maior vulnerabilidade, para cada patologia.

Atua na promoção de adesão, vinculação e retenção aos tratamentos, para pessoas vivendo com HIV, Tuberculose, Hepatites Virais e/ou IST, em especial a Sífilis. Realiza ações de comunicação (campanhas educativas) e de educação em saúde (oficinas, treinamentos, capacitações, cursos, entre outros), bem como eventos (Encontros, congresso, seminários, entre outros), voltados as patologias mencionadas.  Realiza mapeamento e estudo dos espaços de sociabilidade e das especificidades de cada população, articulação intersetorial para vinculação de usuários junto ao SUS. Atua no enfrentamento a discriminação e ao estigma e na interlocução com os gestores de políticas públicas em HIV/Aids, tuberculose, hanseníase e hepatites virais. Possui equipe qualificada e ampla experiência na construção de respostas sociais e no desenvolvimento de ações de prevenção e controle das IST/HIV/Aids/Tuberculose/Hepatites Virais.

Desenvolve ainda ações de promoção do Advocacy e de defesa dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/Aids, hepatites virais, hanseníase, tuberculose e/ou outras ISTs.

Ocupa espaço no Conselho Municipal da Juventude de Campinas e espaços permanentes nos trabalhos da Comissão de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo e da Comissão Municipal de Direitos Humanos de Campinas/SP.

Além disso, tem ativa participação junto as redes e outros movimentos sociais, como Associação da Parada e Apoio LGBT de Campinas/SP, Fórum de Direitos Humanos de Campinas/SP, Fórum Paulista LGBT e Fórum das ONG/AIDS do Estado de São Paulo.

 

PROJETOS DESENVOLVIDOS:

- 2.013 e 2.014 – Projeto “VIVENDO COM AS HEPATITES VIRAIS”

 

- 2015 e 2.016 - Projeto “VIVA MELHOR – FAÇA O TESTE DE HIV/AIDS" desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Estratégia Viva Melhor Sabendo e com o apoio do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais de Campinas/SP. Aprovado em edital da UNESCO.

 

- 2016 - Projeto “Ações de prevenção das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais durante as comemorações do Orgulho LGBT - Campinas 2.016”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais de Campinas/SP. Aprovado em edital da UNESCO. 

 

- 2016 e 2.017 - Projeto “VIVA MELHOR – FAÇA O TESTE DE HIV/AIDS – ANO II”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Estratégia Viva Melhor Sabendo e com o apoio do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais de Campinas/SP. Aprovado em edital da UNESCO.

 

- 2016 e 2.017 – Projeto “Encontro de Articulação em Saúde no diagnóstico e trato do HIV/Hepatites Virais junto ao público gay e homens que fazem sexo com homens (HSH) – Sudeste”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais de Campinas/SP. Aprovado em edital da UNESCO. 


- 2017 - Projeto “Ações de prevenção das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais durante as comemorações do Orgulho LGBT Campinas - 2.017”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais de Campinas/SP. Aprovado em edital da UNESCO.

- 2017 e 2.018 – Projeto “Viva Melhor – Ações de prevenção das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais de Campinas/SP. Aprovado em edital da UNESCO. 

 

- 2018 e 2.019 – Projeto “II ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO EM SAÚDE SUDESTE - Desafios e Estratégias de Prevenção Combinada Relacionadas às IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais ", desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais de Campinas/SP. Aprovado em edital da UNESCO. 

 

- 2018 e 2.019 – Projeto “VIVA MELHOR – PREVENÇÃO COMBINADA E TESTE DE HIV”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Estratégia Viva Melhor Sabendo e com o apoio do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais de Campinas/SP. Aprovado em edital  da UNESCO.

 

- 2.019 –  “III ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO EM SAÚDE SUDESTE - Desafios das Políticas Públicas e a Construção  de Resposta a Sociais Frente às IST/HIV/Aids e Hepatites”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais de Campinas/SP. Aprovado em edital UNESCO. 

RECONHECIMENTO:

A experiência do PROJETO VIVA MELHOR, da OSCIP Terra das Andorinhas, foi selecionada para apresentação, na categoria pôster, na Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle das Doenças - 16ª EXPOEPI ( Realizada em Brasília/ DF, em dezembro de 2.019).