top of page

Pesquisadores utilizam modificação genética para combater infecções causadas pelo HIV


Técnica age na proteína CCR5, utilizada pelo vírus para invadir e infectar as células

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa da Criança em Seattle, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo método de engenharia genética para combater infecções causadas pelo vírus HIV. O estudo foi publicado nesta quarta-feira (30), na revista científica Science Translational Medicine.


O método consiste em modificar geneticamente uma proteína chamada de CCR5, localizada na superfície das células T, que são anticorpos do sistema imunológico. Essa proteína é utilizada pelo vírus HIV para invadir e infectar as células. Usando a técnica de edição de genoma, os cientistas desenvolveram uma enzima direcionada para a proteína CCR5, juntamente com um adenovírus (vírus que tem DNA), usado para entregar uma nova sequência de DNA à célula.


A ação da enzima, chamada de nuclease ou "tesoura molecular", sobre a CCR5 provoca um mecanismo natural de reparo da célula, que usa o novo gene levado pelo adenovírus como modelo para substituir aquele que foi "cortado" e formar uma nova sequência de DNA.


Os pesquisadores afirmam que a nova ténica é mais precisa e eficaz do que as anteriores, que se limitavam a "desativar" o gene. O método também poderá ser utilizado no futuro para combater o câncer, doenças imunológicas e para aumentar a tolerância em transplantes.


As manipulações genéticas foram feitas em células humanas testadas em camundongos. Ainda não foram realizados testes em seres humanos.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page