top of page

Drauzio Varella defende venda de autoteste de HIV nas farmácias



Assim que foi anunciada a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a venda de testes de HIV em farmácias, no dia 20 de novembro, o imunologista e oncologista Dráuzio Varella publicou em sua conta no Youtube um vídeo explicando por que a aprovação, segundo ele, é uma “decisão interessante”.


“Há anos eu defendo que o teste da aids seja vendido na farmácia (...). Tem gente que crítica esse tipo de procedimento, eles dizem que é muito mais sensato você ir a uma unidade de saúde”, disse Varella no vídeo. “A vantagem de se fazer um teste no anonimato é que hoje, assim que a pessoa descobre que é portadora do vírus, ela tem que começar o tratamento, porque ela vai viver muito mais e em condições muito melhores”, afirmou.


Além de se posicionar a favor da medida, Varella explica a respeito do teste rápido, como funciona e sobre o falso positivo e resultado negativo: Se você faz esse teste e deu positivo, você precisa fazer um exame confirmatório. (...) se você faz o teste e deu negativo, não existe falso negativo. Se deu negativo, é negativo e está acabado”.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page